top of page

Onde posso montar meu portfólio?

Atualizado: 11 de jun. de 2024

Uma lista de alguns lugares fáceis de organizar online o seu portfólio

Enumerei alguns sites que considero confiáveis, descomplicados e que seu perfil esteja indexado no Google. Não listei aquelas plataformas que focam apenas no visual e não deixam um espaço para a apresentação da conceituação como o Flickr (foco em fotografia), DevianArt e ArtStation (foco em ilustração) e Instagram (sistema de busca péssima, depende de outros usuários para você ter relevância).


ree


Behance


Plataforma de portfólios da Adobe. A maior parte das funções são gratuitas mas agora foi implementado algumas funcionalidades pagas. Alguns usuários relatam que, por enquanto, essas funcionalidades não tem um valor real (não muda muita conta e não atrai mais pessoas).


Prós: ótima para achar profissionais/projetos e ser achado. Podem encontrar o seu perfil a partir de uma busca no Google (não precisa configurar SEO). Seus projetos podem receber um selinho de "bom projeto nessa área" que talvez possam encher os olhos do cliente.


Contras: você estará o tempo todo concorrendo com outros designers da mesma plataforma. A única personalização que você pode colocar é foto de perfil e capa.



Adobe Portfolio


Plataforma de sites para portfólios da Adobe. Pago, você precisa assinar um plano da Creative Cloud para acessar. Você pode vincular ao Behance, ou seja, se adicionar um projeto lá, automaticamente já atualiza no seu site.


Prós: Podem encontrar o seu perfil a partir de uma busca no Google (precisa configurar SEO). Você cria seu próprio site (pode vincular seu próprio domínio). Não concorre com outras pessoas ali dentro (apenas no Google).


Contras: precisa ser assinante da Adobe. O nível de personalização não é tão avançado. Precisa configurar SEO.



Dribbble


Parecido com o Behance, é totalmente gratuito. Você pode vincular ao Behance, ou seja, se adicionar um projeto lá, automaticamente já atualiza no seu site.


Prós: ótima para achar profissionais/projetos e ser achado. Podem encontrar o seu perfil a partir de uma busca no Google (não precisa configurar SEO).


Contras: você estará o tempo todo concorrendo com outros designers. Não possui personalização do perfil.



Plataformas de criação de sites


Caso você queira criar seu próprio site pessoal ou de marca/estúdio de uma maneira fácil e sem contratar terceiros (como programadores), você pode optar por sites como o Wix, Squarespace e Google Sites.


Prós: você criar e personaliza sozinho. Passa uma ideia de "responsabilidade". Tem vários templates prontos.


Contras: você precisa configurar seu próprio SEO. Precisa registrar domínio. Algumas funcionalidades são pagas.



Notion


Se você ainda não usa o Notion, saiba que ele é uma ótima plataforma com ferramentas de organização, gerenciamento e outras ótimas funcionalidades. Possui versão gratuita (que funciona muito bem) e paga. Você pode criar páginas âncoradas com seus trabalhos.



Cargo


É um construtor de sites pago bem simples e que tem templates personalizáveis bem bonitos (ele tem uma carinha mais desconstruida, meio anos 90/00). Pagando a mensalidade (em dólares) você recebe 1 registro de dominio.



PDF


O bom e velho portfólio salvo em PDF. Crie onde quiser (Photoshop, Illustrator, Indesign, PPT...), salve em PDF, coloque na nuvem e envie o link para quem precisar.



O que mais a sua imaginação permitir


No fim das contas o importante não é a plataforma mas sim o modo como você vai apresentar e contar a história de como você chegou naquele resultado. Já vi portfólios incríveis feitos no Excel, Word, Power Point, impressos...


Prós: portfólio diferente de todos os demais.


Contras: talvez você perca um tempo maior criando ele.

Comentários


bottom of page