Como procurar por vagas no Linkedin?
- Ana Cosso
- 8 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de mar.
Aprenda como encontrar vagas mais facilmente e sem cair em ciladas
Seu perfil está pronto, atualizado e conectado com várias pessoas interessantes? Então está na hora de você começar a procurar por vagas de forma eficiente.

Pesquisando por palavras-chave
A melhor forma de você encontrar vagas de uma maneira assertiva é por busca de termos. Montei um passo a passo ilustrado para você.
01. Pesquise por termos mais simples como "vaga design gráfico", "freela design" ou "vaga ux designer" ao invés de "vaga para ux design pleno CLT em Itu - São Paulo".
Não é necessário usar #, o Linkedin faz a busca geral por palavras. Também não se preocupe com outros parâmetros como cidade de atuação, vamos filtrar depois.
02. Agora você deve clicar em "Publicações". Estamos procurando por posts feitos por pessoas e empresas reais e ativas. Ignore o Vagas e os demais parâmetros ali do lado.
Ao clicar, a aba de filtros irá mudar para essa tela abaixo. Mas veja que a primeira publicação é de meses atrás!!! Para ajustar isso, você pode testar um desses dois filtros:
Data de publicação > Escolher o período da busca (24h, 1 semana, último mês);
Classificar por > Mais recentes.
Eu prefiro usar o "Classificar por" pois ele agrupa todos os períodos do "Data de publicação".
03. Já melhorou bastante, agora temos publicações de 1h atrás porém ainda estão aparecendo publicações de usuários que estão procurando emprego e não divulgando. Vamos escondê-los ativando o filtro "Tipo de Conteúdo" > Anúncios de vagas.
Com essa opção ativa você verá apenas publicações com links para inscrição da vaga, seja do Linkedin ou links externos.
🔥Atenção! É possível que selecionando essa opção você não veja publicações com anúncios de vagas sem links, como as que pedem que o currículo seja enviado para um determinado número de celular ou e-mail.
Sobre a aba "Vagas"
O Linkedin possui uma seção própria para procurar empregos e que era ótimo até alguns anos atrás. Hoje eu não vejo mais como uma boa ferramenta de procura de empregos porque essa seção se tornou uma bagunça:
Tem MUITAS vagas falsas que vão usar seus dados para sabe-se lá o que;
Vagas patrocinadas que atraem uma quantidade enorme de pessoas (+1000 pessoas concorrendo em 1 única vaga);
Vagas que não tem nada a ver com o seu perfil mas estão indicadas como perfeitas para você. Sou designer gráfico mas já me sugeriram uma vaga de PILOTO DE HELICÓPTERO para o Mercado Livre. Sim, é sério;
Vagas antigas que já fecharam e o RH esqueceu de apagar.
🔥Eu não gastaria tempo nessa aba, foque em procurar por perfils que estão indicando vagas verdadeiras postadas lá.
Seguindo perfils que divulgam vagas
A opção que eu mais gosto de usar para encontrar as vagas que divulgo no Vaga Design é a de seguir pessoas que divulgam as oportunidades de suas empresas e recrutadores ativos. Vou dividir essa seção em três tópicos para ficar mais fácil:
01. Seguindo funcionários: Siga empresas que você tenha interesse em trabalhar eveja a lista de funcionários conectados.
Clique na aba "Pessoas" e pesquise por cargos de RH ou gerência (são pessoas que estão em uma posição que precisarão contratar outros designers algum dia. No design podem ser Diretores de Arte, Diretores de Criação, Designer Sênior, Coordenador de Design...).
Logo abaixo vai atualizar uma lista com várias pessoas com esses filtros. Se conecte com as que você achar mais relevantes e que usem o Linkedin com frequência. Sugiro também seguir essas pessoas para caso elas não aceitem o seu pedido de conexão você ainda consiga ver as novas publicações que elas fizerem.
02. Seguindo recrutadores: pesquise por recrutadores (freelancers ou contratados) que costumam divulgar vagas e se conecte. Quando eles forem recrutar vão indicar as pessoas que se inscreveram para a vaga e também pessoas dos seus círculos que estão em destaque.
E você vai querer ser uma delas não é? Não se esqueça de manter o seu perfil atualizado e com boas palavras-chave para ser encontrado mais facilmente.
03. Seguindo designers: algumas boas almas costumam compartilhar vagas abertas nas suas empresas ou que viram por ai e acham importante espalhar para os seus amigos. Então, seja o amigos delas. Se conecte a vários designers e aproveite para aumentar sua rede de relacionamentos.
🔥Não tenha vergonha! Você está na internet, um ambiente mais ou menos seguro e escondido atrás de uma tela de um computador. A pior coisa que pode acontecer nessa interação é seu convite ser negado. E só.🤷♀️
Dica bônus: não aceite todo mundo
Tudo bem adicionar os seus amigos e parentes no Linkedin que trabalham em outras áreas mas não faz o menor sentido se conectar loucamente com um monte de pessoas de áreas diferentes apenas para "fazer número". Não vai funcionar porque não são contatos de qualidade.
Você já deve ter reparado que quando entramos no perfil de uma pessoa ao lado aparece uma listinha com outros profissionais que são amigos daquele que você estava pesquisando. Se eu estou procurando por geólogos, porque eu me interessaria e clicaria no perfil de um designer (você)?
Comentários